Após o alto investimento em infraestrutura urbana, mobilidade e na ampliação do acesso à saúde e educação públicas de qualidade, Marília Campos tem muito bem planejado como continuará garantindo avanços para a cidade caso seja reeleita prefeita de Contagem. O transporte público e a saúde seguirão entre as prioridades, como ela vem destacando em sua campanha de rua.
Entre 2021 e 2024, o governo Marília aplicou mais de R$20 milhões para ampliar e modernizar os equipamentos de saúde, como UBS (25 reformadas e 13 novas) e o Complexo Hospitalar, que está ganhando 60 leitos de enfermaria e CTI, Centro de Imagem e Unidade de AVC, além das reformas nas UPAs já existentes e construção de três novas unidades de urgência e emergência. Os investimentos estão proporcionando mais conforto para usuários da rede pública e para os servidores, além de agilizar e humanizar o atendimento.
Marília conquistou, também, junto ao governo federal a aquisição de 180 médicos do Programa “Mais Médicos”, estendeu o horário de funcionamento de 15 UBS para até 19h, a fim de permitir que o trabalhador tenha tempo para dar atenção à sua saúde, reabriu o Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, que agora opera em prédio próprio, formou 150 novas equipes de saúde da família, espalhadas todas as unidades básicas.
Agora, o desafio será reduzir as filas para atendimento de consultas especializadas e cirurgias, muitas realizadas em Belo Horizonte e com gestão de prioridades definida pela prefeitura da capital mineira, o que Marília já vem batalhando para mudar.
“Temos um grande problema com as consultas especializadas, os procedimentos que só são feitos em Belo Horizonte, a fila de espera que temos. Já estamos enfrentando e eu sigo lutando por mais recursos para reduzir essa fila. Este também é o trabalho da prefeita, cobrar dos governos estadual e federal mais investimentos para nossa cidade”, se comprometeu.
Transporte público
Outro ponto sensível para a população de Contagem é o transporte público, cuja gestão de 70% da frota que roda na cidade fica a cargo do governo estadual. Marília, desde que assumiu a Prefeitura em 2021, fez avançar as obras que estavam paradas do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), criou o Programa “Asfalto Novo”, ampliou diversos corredores e viadutos e garantiu, junto às empresas de ônibus que atuam no município, a renovação de parte da frota.
Neste intervalo, Marília também lutou pela expansão do metrô até o bairro Beatriz e pela ativação do transporte de passageiros sobre trilhos, projetos que já estão nas mãos dos entes estadual e federal. Este também será um foco prioritário para o novo mandato.
“Temos outros desafios também, como o transporte coletivo, e estamos fazendo muitas obras para melhorar a mobilidade, como o Asfalto Novo, as estações e terminais do SIM, e cobro intensamente as empresas de ônibus para melhorarem a frota, colocar mais ônibus nas ruas, lembrando que 70% das linhas que rodam em Contagem é gerenciada pelo governo estadual”, pontuou.
Dentre os diversos investimentos e avanços nas áreas de mobilidade e saúde, Marília entregou à população a UPA Industrial, referência em pediatria e ortopedia, desafogando a UPA JK, solucionou os problemas construtivos e contratuais da UPA Nacional e pôde retomar as obras, que estão a todo o vapor, além de estar edificando a nova UPA Petrolândia.
Concluiu também as dez estações das avenidas João César de Oliveira, David Sarnoff e LMG-808, está licitando o Terminal Sede, para que o SIM comece a entrar em operação, instalou 347 abrigos em pontos de ônibus e revitalizou 447 ruas e avenidas por toda a cidade, transformando significativamente a mobilidade de Contagem.
Foto: Luci Sallum