A prefeita de Contagem e candidata à reeleição, Marília Campos, participou de uma sabatina na rádio 98 FM na quinta-feira (26/9). Durante a conversa, Marília destacou os feitos do seu mandato e falou das propostas para o futuro da cidade. Marília reforçou ainda que sua administração prioriza os interesses de Contagem e valoriza o diálogo aberto com diversos setores da sociedade.
“Todas as pessoas que estão na representação política escolhem os seus partidos. E não mudo de partido a cada eleição. Agora, cada um tem o seu estilo, eu sou do PT, mas eu não governo apenas com o PT. Eu governo com a cidade. O meu diálogo se dá com o povo, com a organização da sociedade civil, com os empresários e sempre coloco em primeiro lugar os interesses da minha cidade e da minha população.”
Mobilidade Urbana
Um dos temas discutido na sabatina foi a mobilidade urbana. Segundo a prefeita, obras importantes, como a ampliação de viadutos e a construção de estações e terminais de ônibus, têm sido realizadas para melhorar a mobilidade urbana na cidade. Marília afirmou que com a criação de um consórcio metropolitano, assim como o criado em Goiânia e Recife, é possível obter a melhoria do transporte público. A proposta visa integrar ônibus, metrô e trem, integrando o transporte público local ao sistema estadual, que ampliaria as opções de deslocamento para a população.
Quando questionada sobre o Rodoanel, Marília Campos fez críticas ao traçado proposto pelo governo do Estado, segundo a candidata, o projeto ameaça áreas de preservação ambiental em Contagem e em Betim. "Nós entendemos que vai facilitar a vida de muita gente, mas não podemos sacrificar uma cidade de 660 mil habitantes, que já é segmentada pela BR-040, BR- 381 e Via Expressa, ter mais uma segmentação que vai partir a cidade e especialmente sacrificar uma área de preservação ambiental, que é a Bacia de Vargem das Flores. A gente não pode permitir que esse sacrifício seja imposto a Contagem", ressaltou.
Avanços na saúde e desafios em consultas especializadas
Na área da saúde, a prefeita falou que busca mais recursos juntos ao governo federal para garantir o melhor funcionamento da saúde e destacou as melhorias realizadas durante os três anos e meio de gestão, como a reforma de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a abertura de 70 novos leitos e reforma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e construção de mais duas unidades, uma na região do Nacional e outra no Petrolândia.
“Nós estamos garantindo mais acesso para a população e, é por isso, que eu estive em Brasília ontem como prefeita para pedir mais recursos para que a gente promova mutirões para reduzir a fila das consultas especializadas”.
Mais investimentos e tecnologia para a educação
Ela relembrou que foram feitos investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura nas escolas municipais, como laboratórios móveis, computadores e internet, além de ampliar o acesso a livros. Além disso, projetos como o "Escola Viva" e o "Além dos Muros" melhoram o aprendizado ao levar os alunos para fora da sala de aula, em visitas a museus, parques e centros culturais, promovendo uma educação mais dinâmica e completa.
Marília ressaltou ainda que programas de tutoria oferecem suporte a alunos com dificuldades, enquanto a merenda escolar de qualidade e a distribuição de kits e uniformes garantem que todos tenham condições adequadas para estudar, tornando a escola mais atrativa e incentivando a permanência dos alunos no ensino.
Compromisso com o futuro e pedido de apoio para o trabalho continuar
Ao encerrar a sabatina, Marília reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de Contagem e pediu o apoio dos eleitores para continuar seu trabalho à frente da Prefeitura.
"Você que está aí em casa, quero dizer que, nesses três anos e meio, trabalhamos muito para garantir uma cidade melhor, mais justa, com mais qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Sei que ainda há muito a ser feito, e vocês conhecem meu trabalho. Quero que essa trajetória seja avaliada. Mesmo com todo o esforço até aqui, não estou cansada. Quero continuar a trabalhar por Contagem. Por isso, peço o seu voto e apoio. Vote 13, vote Marília”, declarou a prefeita.